segunda-feira, 28 de março de 2016

Virgolina Balbina de Lima e sua linha do tempo


Irmã Gorgulho a inventora da Linha do tempo bem antes da existencia da internet e facebook. Aqui os fatos históricos, suas causas e conseqüências na linha de nossos ancestrais. Vejam que muitos dos padrinhos tem relações de parentesco entre si e comprova  o quanto as famílias "Lima e Silva" e os "Ferreira Simões" estavam relacionadas. Para saber mais, cliquem nos "links" em azul das pessoas biografas.
A ela, a nossa professora de história, do Colégio Normal Santa Terezinha, dedico as nossas linhas do tempo. Com vocês...

Virgolina Balbina de Lima datas e fatos


1833: Nascimento: em Pouso Alto

1849: Casamento: 13/09/1849, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padrinhos: João   Theodoro Correia e o Alferes Antonio Rodrigues da Cunha Silveira.

1852: Madrinha de batismo de Pedro, filho de Irineo e Teodosia, escravos de Antonio Roddrigues Cunha Silveira na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padrinhos: Francisco Bernardino de Faria e Virgolina Balbina de Lima.

1853: Batismo de filho, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padrinhos: Joao José de Lima e Silva e Ana Beralda de Sao José por procuração apresentada por D. Thereza Ribeiro de Lima.

1854: Madrinha de batismo na Igreja Matriz Nossa Senhora de Mont Serra, de Eugenia, filha de Antonio José dos Santos e Mariana Justina de Souza. Foram padrinhos: Francisco Bernardino de Faria e Virgolina Balbina de Lima.

1862: Madrinha de batismo de Elvira, filha de Bernardino Lopes de Faria e Elvira Maria do Nascimento (Simões). Foram padrinhos João  José de Lima e Virgolina Maria de Lima.

1862: Nascimento de filho: Elyezer, nascido em Piracicaba. Foram padrinhos: Antonio Bernardino de Faria e Gabriela Theodora da Conceição.

1864: Madrinha de batismo de Prisciliana,  filha de José Florencio Bernardes e Thereza Ribeiro de Lima, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padrinhos: Francisco Bernardino de Faria e Virgolina Balbina de Lima.

1864: Batismo do filho João,  na Igreja Matriz Nossa Senhora de Mont Serrat. Foram padrinhos: Manoel Antonio Pereira e Emerenciana Pereira.

1864: Madrinha de batismo de Maria, filha de Candido José Ferreira e Ignacia Maria de Jesus. Foram padrinhos: João  Ferreira Simões e Virgolina Balbina de Lima.

1864: Madrinha de Apolinário, filho natural de Beatriz, escrava de Antonio José dos Santos, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padrinhos: Joao José de Lima e Silva e Virgolina Balbina de Lima.

1865: Em 01 de março,  foi madrinha de batismo de Sabina Maria da Conceição , filha de Justinianna Maria da Conceição , escrava de João Ferreira Simões, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padrinhos: José Ignacio de Lima e Virgolina Balbina de Lima.

1865: Madrinha de Apolinário, filho de Beatriz, escrava de Antonio José dos Santos, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padirnhos: João  José de Lima e Silva e Virgolina Balbina de Lima.

1865: Madrinha de batismo de João, filho de José Antonio Pereira e Generoza Theodoroa. Foram padrinhos: José Teodoro Correia e Virgolina Balbina de Lima na Capela de Santo Antonio do Piracicaba.

1866: Madrinha de batismo de Florentino, filho de Florencia, escrava de João  José de Lima (filho), na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padrinhos: João  José de Lima e Silva e Virgolina Balbina de Lima.

1869: Madrinha de batismo de Calisto, filho de Virginia, escravo de José Florencio Bernardes, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padrinhos: Francisco Bernardino de Faria Junior e Virgolina Balbina de Lima.

1874: Madrinha de batismo de José, filho de Maria Joaquina da Conceição, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padrinhos José Florencio Bernardes e Virgolina Balbina de Lima.

1874: Madrinha de Valério, filho natural de Theodora Ribeiro de Jesus, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Forma padrinhos: José Florencio Bernardes e Virgolina Balbina de Jesus (Lima).

1875: Batismo da filha Maria, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padrinhos João  Ferreira Simões e Thereza Ribeiro de Lima.

1876: Madrinha de batismo de José, filho de Francisco Lopes de Faria e Anna Francisca de Jesus, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padrinhos: Bernardino Lopes de Faria e Virgolina Balbina de Lima.

1876: Madrinha de batismo de Rachel, filha de João  José de Lima e Theodora Constancia de Vasconcelos, junto com Francisco Bernardino de Faria, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba.

1877: Madrinha de batismo de José, filho de Antonio Rufino de Mora e Maura Alvina Izolina, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba.

1880: Madrinha de batismo de Perciliana, filha de Pedro Fernandes de Souza e Rogéria Maria Ribeiro. Foram padrinhos: Antonio Alves Ribeiro e Virgolina Balbina de Lima, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba.

1880: Madrinha de batismo de Elvira, filha de Bernardino Lopes de Faria e Elvira Maria do Nascimento. Foram padrinhos: João Ferreira Simões e Virgolina Balbina de Lima, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba.

1882: Madrinha de batismo de Maria, filha de Antonio Joaquim de Souza e Vitalina Maria de Jesus. Foram padrinhos Manoel Joaquim de Souza (da Lagoa) e Virgolina Balbina de Lima, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba.

1883: Em 13 de juno, foi madrinha de batismo de Josino (irmão de vó Gervásia), filho de Sabina Maria da Conceição, escrava de João  Ferreira Simões. Foram padrinhos: João  Ferreira Simões e Virgolina Balbina de Lima na Capela de Santo Antonio do Piracicaba.

1884: Madrinha de batismo de Targino, filho natural de Honoria, escrava de José de Faria Andrade. Foram padrinhos Ludgelo Lopes de Faria e Virgolina Balbina de Lima, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba.

1884: Madrinha de America, filha natural de Maria Prucencia da Conceição. Foram padrinhos Americo de Faria Andrade e Virgolina Balbina de Lima, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba.

1885: Madrinha de batismo de Juventina, filha de José Ferreira de Castro e Clementina de Souza. Foram padrinhos: Alberto Pereira Tomes Nogueira e Virgolina Balbina de Lima na Capela de Santo Antonio do Piracicaba.

1885: Madrinha de batismo de Pedro, filo de Honoria, escrava de José de Faria Andrade. Foram padrinhos: Ludgero Lopes de Faria e Virgolina Balbina de Lima, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba.

1886: Madrinha de batismo de Luiz, filho de Bernardino Lopes de Faria e Elvira Ferreira Simões, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba.

1889: Madrinha de batismo de Izabel, filha de João  de Faria Andrade e Maria Candida de Lima. Foram padrinhos: Eliezer dos Santos e Virgolina Balbina de Lima.

Virgolina faleceu até agora em dada desconhecida.

Grau de parentesco na Familia Ayres

Virgolina Balbina de Lima é avó "torta" de Gervásia Ayres de Lima e minha avó de 3° grau .


Nenhum comentário:

Postar um comentário