domingo, 27 de março de 2016

João José de Lima e Silva e sua Linha do Tempo

Irmã  Gorgulho

Antes mesmo de existir a internet e facebook, a expressão "Linha do Tempo " ja era por nós alunos do Colégio Normal Santa Terezinha, conhecida. A tal "Linha" era usada pela minha antiga professora de História, a irmã Gorgulho, que lecionava nos anos 70. Ela nos ensinou como relacionar os fatos, as datas, lugares, colocando aquela salada histórica no quadro, a Revolução Francesa, Napoleão, guerras, em uma longa linha que ela traçava com giz de uma ponta a outra do quadro. Havia linhas de fatos paralelos, todos ligados para um acontecimento. Sim, sim, os fatos históricos e suas causas. Daqui para a frente publicarei nas "Linhas do Tempo" os dados encontrados em certidões pesquisadas para os nossos ancestrais. Começaremos pelo mais antigo ancestral da Família Ayres e terá sempre a imagem de minha professora, a irmã  Gorgulho que muito me ensinou. 


João  José de Lima e Silva, datas e fatos

Saiba mais em sua biografia completa no link:  João José de Lima e Silva o senhor dos escravos

1798Nascimento (em lugar desconhecido)

1833: Nascimento da filha Virgolina Balbina de Lima em Pouso Alto.

1835: Nascimento do filho José Lima e Silva em Pouso Alto.

1837: Nascimento da filha Tereza Ribeiro de Lima, em Pouso Alto.

1837: Listado no Sensu de Pouso alto: João José de Lima e Silva, 41, branco, casado, livre; Joana Tereza, 32 branco, casado, livre; Virgolina, 6, branco, solteiro; José, branco, solteiro livre; Teresa, 2 branco, solteiro, livre; Adão, 31, crioulo, solteiro, escravo; Vicente, 28, crioulo, solteiro, escravo; Benedikto, 26 crioulo solteiro, escravo; Celestina, africano/preto, viuvo, escravo; José, crioulo, solteiro, escravo; fogo 2, Quarteirão 17, Pouso Alto.

1848: 28 de janeiro de 1849, batizado de Mizael, filho de Rosa, escravo de João José de Lima. Foram padrinhos João Thedoro Correia

1849: 13 de setembro, Casamento de Virgolina Balbina de Lima, sua filha com Francisco Bernardino de Faria, na Igreja Nossa Senhora de Mont Serrat, Baependi.

1851: 31 de agosto, batismo de Felippe, filho natural de Florinda, escrava de João  José de Lima, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padrinhos João e Genoveva, escravos do mesmo.

1854: Padrinho de batismo de Florinda, filha de Rita, escrava de João  José de Lima, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padrinhos, escravo do mesmo e Brigida, forra.
1854: Padrinho de batismo de Felicíssimo, filho natural de Angelica Maria Ribeiro, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padrinhos: João  José de Lima e Roza Ursula da Silva.

1855: 22 de julho, casamento de sua filha Thereza Ribeiro de Lima/Jesus com José Florencio Bernardes na Igreja Matriz de Baependi.

1858Padrinho de batismo de Camilo, filho de Justina (Justinianna) escravo de João  José de Lima, no oratório do Chapeo, Baependi. Foram padrinhos José Florencio Bernardes e Thereza Ribeiro de Lima.

1859: Padrinho de batismo da escrava Anna, filha de Benedita, escrava de João José de Lima, no Oratótio Privado de Antonio Rodrigues da Cunha Silveira. Foram padrinhos Candido José Ferreira e Maria Eugenia da Glória.

1860: 12 de agosto, casamento de seu filho José Ignacio de Lima e Silva com Fraujina Honorina de Jesus.

1860: Padrinho de José, exposto, e ele como padrinho, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba.

1860: 29 de maio, falecimento de sua esposa, Joana Thereza Ribeiro de Lima.

1860: Padrinho de Sebastiana, filha de Rosa, escrava de João  José de Lima, no Oratório privado de José Ferreira Gomes. Foram padrinhos: Geronimo, escravo do mesmo e Maria Ignacia Ribeiro.

1861: Casamento de sua filha Ignácia Ribeiro de Lima com Candido José Ferreira na Igreja Nossa Senhora de Mont Serrat, Baependi, sendo ele o único padrinho.

1862: Padrinho de batismo de Nicolau, filho de Virginia, esrava de João José de Lima e José Florencio Bernardes no Oratório privado da Fazenda Sao Pedro, Baependi. Foram padrinhos: Joao Ferreira Simões e Maria Eugenia de Lima.

1862Padrinho de batismo de Bibiano, filho de José Candido Ferreira e D. Ignacia Ribeiro de Lima, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padrinhos: João  José de Lima e Silva e Anna Francelina de Castilho.

1863:  23 de agosto, casamento de seu filho João  José de Lima Filho com Theodora Constancia de Vasconcelos, na Lagoinha do Chapeu, sendo testemunhas: João  Pedro de Menezes e Joao José de Lima e Silva, pai.

1863: Padrinho de batismo de Firmino, filho de Rita, escrava de João José de Lima, no Piracicaba. Foram padrinhos João de Lima e Theodora, parda.

1864: Padrinho de batismo de Anna, filha de Antonio José de Carvalho e Eulalia Maria da Conceição, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba: Foram padrinhos: João  José de Lima e Silva e Claudiana Maria de Jesus.

1865:  Padrinho de batismo  de Agueda, filha de Antonio José dos Santos e Mariana Justina de Souza, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padrinhos: João José de Lima e Silva e Maria Clementina.

1865Padrinho de batismo de Apolinário, filho de Beatriz, escrava de Antonio José dos Santos, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padrinhos: João  José de Lima e Silva e Virgolina Balbina de Lima.

1865Padrinho de batismo de Agueda, filha de Antonio José dos Santos e Marciana Justina de Souza na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padrinhos: João José de Lima e Silva e Maria Clementina, (anotada erroneamente como Virgolina Balbina de Lima e corrigido).

1870: 23 de fevereiro, casamento de Francisco Theodoro de Lima com Gabriela Alves Ribeiro na Igreja Nossa Senhora Mont Serrat, Baependi.

1875: Casamento de seu filho Rufino de Lima e Silva com Rita Carolina de Castro na Capela de Santo Antonio do Piracicaba.

1875: Falecimento de Francisco, na Lagoinha do Chapeu, Baependi.

1877: Falecimento de João  José de Lima e Silva, no Chapeo, viúvo de Joana Thereza Ribeiro, enterrado no Cemitério de Santo Antonio do Piracicaba.

1875: Falecimento de Francisco, escravo de João José de Lima Silva, sepultado no Cemitério de Piracicaba.

1886: Padrinho de batismo de Florentino filho de Florinda (17 anos, nota minha) escrava de João  José de Lima, na Capela de Santo Antonio do Piracicaba. Foram padrinhos: João Jose de Lima e Silva e Virgolina Balbina de Lima.

1889: Casamento de ex-excrava, Damasia, escrava do finado João José de Lima e silva e Paulo, ex-exravo de Evaristo Augusto Nogueira de Sá.

1890: Casamento de Mateus de Lima e Silva, ex escravo do finado João José de Lima e Ana Maria do Espírito Santo, filha legítima de Luiz Gomes dos Santos, já falecido e Maria Justina de Jesus.

1890: Falecimento de Benedito Manoel de Lima, na Santa Casa de Baependi, solteiro, de 70 anos, ex escravo do finado João  Jose de Lima, natural de Pouso Alto, de úlcera cancerosa.

1891: Nascimento de Emílio, filho de Matheus de Lima (es-excravo de João  José de Lima e Silva), liberto,  e Ana do Espirito Santo. Foram padrinhos João Marotta e Felicidade, liberta.

Foto: Márcia Maria Niman Silva, publicada na pagina do Colégio Normal Santa Terezinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário