domingo, 25 de junho de 2017

A vida das Águas de Caxambu / Doutor Cadaval e suas análises



Estamos nós de volta com o Dr Cadaval. Em 28 de marco de 1917, o médico Doutor Cadaval fez um exame químico detalhado das águas de Caxambu,  no "Laboratório de Pesquisas Dr Cadaval"(foto), que foram engarrafadas, em 26 de abril de 1916. Pois o resultado: onze meses depois de engarrafadas, a comprovação: ele as encontrou com... "tanta vitalidade radioativa, como se estivessem sido engarrafadas na véspera!!!", noticiava o jornal O Careta.

Pois terei que desmentir o que escrevi sobre o doutor Cadaval. Em pesquisas recentes, descobri que ele não era português, como no pequeno raikai, que escrevi ha anos, embora encontremos muitos sobrenomes lá do outro lado do Atlantico, e que também a secretaria, a quem me referi, era sua esposa.

Dr José Ribas Cadaval nascido, em 1863, no Rio Grande do Sul, e formado pela Faculdade de Medicina do Rio e Janeiro, foi oficial do Corpo de Saúde da marinha e dedicou-se também ao estudo da ciência aeronáutica. Ele trabalhou de forma voluntária em vários projetos de aerodinâmica, não só no Brasil como no exterior. Cadaval deveria estar de passagem pela cidade, quando se prontificou a fazer a análise química das águas de Caxambu, em 1917, tendo ajuda de sua esposa.

O trabalho parece que foi voluntário e a Empresa, encurtamento para Empresa das Águas de Caxambu, encontrou mais um abnegado que prestou serviço, fazendo uma análise detalhada de suas propriedades químicas, reforçando assim com argumentos científicos os seus benefícios terapêuticos.
  
" O grande valor therapeutico das águas minerais esta consubstanciado nas suas respectivas funções radioactivas e d`ahi o grande interesse em conhecer-se, com precisão, as condições em que os gazes expontâneos radio-activos das AGUAS DE CAXAMBU" se poem em contacto com os elementos do organismo, desequilibrados pela moléstia, produzindo, n`elle, a cura que se procura na hydrotherapia mineral.

D`ahi se intere a magna importância dos estudos e pesquisas que vai ser alisadas pelo Dr. Cadaval nas fontes de Caxambu, a fim de determinar, com precisão mathematica, que lhe dara a magnifica installação physio-chimica que possui, não só a horo-radioactividade das diversas fontes de Caxambu, como também as outras propriedades naturais e constituição intima de suas águas curativas.

Assim é que, o Dr. Cadaval pesquisará não só o valor radioactivo das fontes de Caxambu, como também o seu sistema de - ionisação - e as propriedades -colloidaes - das suas aguas, que representam, na actualidade, a mais importante funcção therapêutica, em todo e qualquer methodo de cura.

Quando os - Colloidaes - das Aguas de Caxambú, estiverem determinados pelos estudos do Dr. Cadaval, certamente que os horizontes terapêuticos da reputada Agua Mineral brasileira, serão ainda mais desenvolvidos e, então, muitas outras applicacoes curativas serão indicadas para as Aguas de Caxambú.

D`esta tentativa, assaz erudita e tão difficil de praticar, advirá um acto de profunda benemerecencia nacional, estudando propriedades curativas desconhecidas nas Aguas brasileiras, e evidentemente, uma seria grande de benefícios para o publico se espalhara de permeio com a boa fama de que gozam já as Aguas de Caxambu."(1)

Os resultados

"... A Horo-radioactividade, - Ponto cryoscopioco, - as suas Constantes magnéticas, - a Tensão superficial das águas, os seu Colloides, - a sua Conductividade eletrica, - os seus Gazes raros, - etc, etc." Assim confirmava que as águas de Caxambu, "quando tomadas nas fontes constituem - um elemento terapêutico de sumo valor, por causa das emanações radioactivas que os doentes respiram no próprio ambiente das Fontes; e quando tomadas engarrafadas, constituem um poderoso "dymanisador vital" de grande poder energético - sendo, por isso, soberanas como Águas de mesa." (2)
Que mais podemos dizer? O doutor Cadaval estava certo.

A foto, o jogo dos sete erros

Duas curiosas fotos, quase idênticas, feitas no seu laboratório. Quase. Compare-as e vejam as diferenças. Agora perguntamos: - Onde teria o Dr. Cadaval feito as análises das nossas águas? Em um laboratório, no Rio de Janeiro, ou no próprio Parque das Águas, em Caxambu? Alguém aí pode enumerar os objetos nas diferentes cenas?

Foto: 
Arquivo da Camara Municipal de Caxambu
Fonte: 
Primeiros Passos. Aviação Naval Brasileira
(1)(2) Jornal, O Careta, 1917.

Nenhum comentário:

Postar um comentário