E de susto em susto a gente vai descobrindo histórias e mais histórias. Hoje o Blog da Família Ayres auxiliado por Izabela Jamal Guedes, a bisneta de Costa Guedes, reconta um crime.
Numa sexta-feira, 27 de marco de 1891, no Casarão Guedes um morto jazia estendido no chão. Um único tiro acertou e feriu mortalmente Manoel Rodrigues Jardim. Do morto sabemos apenas que tinha trinta anos, era casado e tinha filhos - não sabemos quantos.
Por ser uma pessoa conhecida na cidade e na Corte do Rio de Janeiro, Costa Guedes ficou numa situação difícil, pois o assassinato ocorrera dentro do seu estabelecimento. O crime o abalou tanto, que ele fez publicar uma longa nota no jornal Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro, lamentando o ocorrido.
Na nota publicada, Costa Guedes comunica que iria cumprir o dever como depositário de "importante soma a favor das infelizes vitimas", feita por cidadãos de Caxambu e Baependi.
No assento de óbito está acrescido "desastre". Fica aqui a pergunta: fora mesmo um tiro acidental? Quem matou Manoel Rodrigues Jardim?
Foto:
Família Search
Fonte:
Gazeta de Notícias, 1891, RJ
Agradecimentos especiais a Julio Jeha
Nenhum comentário:
Postar um comentário