sexta-feira, 27 de julho de 2018

Trin-trin!! O primeiro telefone de Caxambu


Vou começar pela evolução que se nota no nosso abençoado Caxambu, que como se vê  está tomando o aspecto de uma villa que caminha para o futuro de cidade; é assim que, além das magnificas construções que já possui, e da tendência bem caracterisada que há de aumento o número de cidadãos que desejam edificar, já tem um melhoramento que muitas vilas e cidades não gozara - telefhono! (1)

E o primeiro telefone que tocou na cidade soou onde? Claro, na loja do senhor Costa Guedes, em 30 de setembro de 1888, num domingo. Dez anos antes, o telefone tocara pela primeira vez no Brasil, no Palácio da Quinta da Boa Vista,  no Rio de Janeiro. A inauguração efetiva da telefonia no Brasil se deu em 1877, quando D. Pedro II ordenou que as residências de seus ministros fossem interligadas por telefones.

Na casa dos Guedes houve festa, banda de música em uniforme de gala, regida por Zeferino Mota e muitos foguetes. Toda a gente do povoado veio saudar a inauguração do aparelho, que o redator Amaro Nogueira do jornal O Baependiano considerou um grande melhoramento para a cidade e uma excelente propaganda para a loja. A sua instalação se deu tão rapidamente que ele se deu conta da novidade somente quando arrebentou o foguetório em frente à loja, próximo a redação de seu jornal.

Na época José Maria da Costa Guedes organizou uma companhia própria, tendo como sócio e técnico Venâncio da Rocha Figueiredo, o mesmo que fez a captação das fontes das águas do parque. Assim foi possível instalar outros aparelhos. O telefone foi de grande utilidade para a cidade, funcionando como ponto de envio e recebimento de informações. O procedimento era complicado, se compararmos com as possibilidades de nos comunicarmos nos dias de hoje. Vamos lá.

Como funcionava?

Era assim. Os telegramas eram transmitidos em código Morse, um sistema binário de representação de letras e algarismos transmitidos em som longos e curtos, intermitentes, desenvolvido por Samuel Morse em 1835. As mensagens procediam do Rio de Janeiro e São Paulo para os hotéis, solicitando reservas, por exemplo. Então eram expedidos para a Agência de Telefonia de Soledade e, de lá, os recados eram transmitidos por telefone para o posto em Caxambu que era na... Casa Costa Guedes. Os hoteleiros recebiam os recados e assim as reservas nos hotéis eram feitas. Simples assim. A possibilidade de se comunicar "tão rapidamente" fez com que outras cidades como Baependi, Conceição do Rio Verde e Três Corações copiassem o modelo com sucesso, prestando um grande serviço de comunicação às povoações.
Mais uma vez, a Casa Guedes foi o centro das atenções de nossa cidade. Ela ainda está lá!
Foto:
Arquivo privado da Família Guedes
Fonte:
(1) O Baependiano
100 anos na mesma casa, in Jornal do Brasil
Agradecimentos:
Agradecimentos muito especiais à Izabela Jamal Guedes, que os proporcionou fotos e documentos, bem como seu relato ao nosso Blog.
Agradecimentos também a Julio Jeha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário