domingo, 5 de agosto de 2018

A primeira missa na capela Nossa Senhora dos Remédios / Um copo d'agua no Casarão Guedes




A primeira missa conventual na nova capela Nossa Senhora dos Remédios foi celebrada por José Silvério Nogueira da Luz, o primeiro pároco oficial. O dia 10 de outubro 1886, um domingo.   Conventual vem de convento e se refere à missa que faz parte do Oficio Cotidiano, ou missa da comunidade celebrada diariamente.

Como não havia ainda casa paroquial, José Silvério Nogueira da Luz ficou hospedado na casa de.... José Maria Costa Guedes por cerca de dois anos, "mantido sob subscripção popular". Isso mesmo, naquele casarão pertencente ainda hoje à família Guedes, que, por consciência de história e memória, o tem preservado por gerações. 

Naquela manhã  dominical, os fiéis acompanharam o padre com banda de música até a capela, segundo noticiou O Baependiano. Havia uma bucólica pracinha arborizada, harmonizando com a silhueta da igreja e o casario ao redor. A pracinha foi patrocinada por Costa Guedes, que mandou mover e remover terra, modelando a colina e plantando árvores. Com um pouco de fantasia refazemos as cenas da comitiva em cortejo, atravessando o largo da igreja. No final, "depois da missa o acompanham até-la (o Casarão Guedes), havendo depois um copo d'agua". No dicionário Houaiss, a expressão "copo d'agua" significa "pequena reunião com doces, bebidas etc., oferecida por amigos, para homenagear alguém". Assim era.
Fonte:
O Baependiano
Agradecimentos: 
Julio Jeha

Um comentário: