quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Nonata Ribeiro Guedes e o mal do século


"Após meses de padecimentos, faleceu hotem, em Caxambu, D. Anna Nonata Ribeiro Guedes, filha de distinta família mineira e virtuosa esposa do Sr. José Maria Costa Guedes, noticiava o jornal O País, do Rio de Janeiro.

Importante figura na história da cidade de Caxambu, Anna Nonata Ribeiro de Carvalho nasceu no dia 3 de agosto de 1856, em Sant'Anna do Capivari, filha de  José Ribeiro de Carvalho e Silva e Marianna Ribeiro de Carvalho. Seu pai foi comerciante em Sant'Ana do Capivari, hoje município de Pouso alto, e proprietário de uma grande rede comercial de distribuição de produtos no sul de Minas Gerais.

Anna Nonata foi a caçula de cinco filhos do casal: Maria Leopoldina de Carvalho, (1894-?); Mariana Ribeiro de Carvalho Filha (1851-1917); Adelina Angela de Carvalho (1853-?); Manoel Ribeiro de Carvalho (1854-?); Ana Nonata Ribeiro de Carvalho (1856-1896).

Nonato, Nonata

O que era para ser um acontecimento feliz no domingo, 3 de agosto, na família dos Ribeiro de Carvalho, se transformou numa grande dor. Marianna, a mãe de Nonata, morreu no parto, inesperadamente, aos 28 anos de idade "sem sacramentos". Na certidão de óbito escrito  consta que "faleceu de encomodos de parto", um choque para todos.

As complicações de parto eram uma das maiores causa-mortis no século passado. Tradicionalmente, os partos e seus cuidados eram deixados às parteiras, mas quando surgiam complicações que exigissem uma intervenção cirúrgica, a ação das parteiras estava longe de ser suficiente.  Profissionais da medicina? Muito raros nos sertões das Minas.  Sendo assim, parir era um ato de alto risco. Os casos mais complicados resultavam na morte da mãe e os recém-nascido.

Morrer no ou em conseqüência dele não era raro. Sua mãe se foi, mas Nonata sobreviveu. O seu nome está associado ao substantivo masculino Nonato, saído do ventre por operação cirúrgica. Outra definição para Nonata é "aquela que ainda estava sendo gerada no ventre da mãe". A criança viveu e cresceu sem mãe.

Marianna ribeiro de Carvalho foi sepultada no interior da Matriz de Santana do Capivari, como era costume na época, em 3 de agosto de 1856. Sua alma foi encomendada pelo Reverendo vigário José Esaú dos Santos. Assim viveu e cresceu Nonata, sem mãe.

Um pai português

Marianna Ribeiro de Carvalho (ao alto à esquerda), irmã de Anna Nonata Ribeiro Guedes
(abaixo à direita); José Ribeiro de Carvalho e Silva (direita abaixo à esquerda)

Seus pais, José Ribeiro de Marianna, se casaram, em 1848, na cidade de Sant'ana do Capivari, e da união nasceram Maria Ribeiro de Carvalho, Mariana Ribeiro de Carvalho, (foto ao alto, à esquerda) Adelina Ângela  de Carvalho, Manoel Ribeiro de Carvalho e Ana Nonata Ribeiro de Carvalho. (foto abaixo à direita)

José Ribeiro era ainda adolescente na cidade do Porto, Portugal, quando foi convocado de Viseu, na cidade do Porto, Portugal, a cooperar com a gerência de negócios de uma importante firma inglesa. A contragosto da família, tomou um navio em direção ao Brasil, em 1843, e aportou no Rio de Janeiro, em busca de maior oportunidades, escrevia o Jornal do Vale do Paraíba do Sul. Ele não gostou do clima da capital e, em 1843, se mudou para Pouso Alto. O clima de montanha o agradou mais, pois se assemelhava ao de sua terra natal e lá sentou bases para o seu negócio. Em 1846, fundou sua casa comercial, em Sant'Ana do Capivari, abrindo filiais no Rio de Janeiro e... em Caxambu.

Ele fez grande fortuna, e como muitos dos comerciantes da época, era benemérito de suas cidades. Fez grandes donativos ao Asilo Visiense da Infância Desvalida, a Câmara Municipal de Viseu, a Santa Casa de Misericórdia de Viseu, em Portugal. No Brasil as doações foram para a Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro, o Governo Imperial, durante a Guerra do Paraguai, a Câmara Municipal de Pouso Alto, a Matriz de Capivari, o Seminário de Mariana. Fez contribuições trimestrais aos párocos de Capivari até sua morte, causada por uma lesão da aorta aos 81 anos.  Ainda hoje é lembrado na cidade.

Destino: Caxambu

E qual seria a ligação de Anna Nonata Ribeiro de Carvalho com a cidade de Caxambu? Ela foi casada com José Maria Costa Guedes, o fundador da Casa Guedes. O pai mandara chamar três portugueses para se casarem com suas filhas: Maria Ribeiro, Mariana e Ana Nonata. No caso de Nonata o casamento não foi tão "arranjado" como o de suas irmãs.  José Maria Costa Guedes era   ajudante de seu pai, de quem se tornou braço direito. Assim teve  a oportunidade de se aproximar de Nonata.

Reynaldo Guedes contou ao jornalista Mauricio Ferreira uma conversa que teria ocorrido entre José Ribeiro e José Maria.

José Ribeiro: - É verdade você quer nos deixar?José Maria: - Efetivamente, vou regressar ao Rio de Janeiro.
José Ribeiro: - Posso saber a razão que o leva a tomar esta atitude?
José Maria: - Eu gosto de sua filha Ana e sou correspondido, mas não me vejo à altura de pretênde-la.
José Ribeiro: - José Maria, você fica e casa com a minha Ana. Você a merece e ela merece você, que é um rapaz digno, honesto, inteligente e muito trabalhador.

O enlace aconteceu no ano de 1874, em Capivari, e eles vieram morar, em Caxambu. O agora marido estaria à frente dos negócios do sogro na cidade. O casal teve 10 filhos. José Maria e Ana consideraram educação como fundamental e os mandaram para internatos Minas afora.

A prole consistia de:
Adelina Guedes (1877-?)
Maria da Conceição Guedes (1878-?)
José Guedes (1879-?)
José Reynaldo Guedes (1883-?)
João Guedes (1884-?)
Leonor Guedes (1885-?)
Alfredo Guedes (1887-?)
Regina Guedes ( )
Sofia Guedes ( )
Laura Guedes ( )

O mal do século


Nonata faleceu antes de seu marido, Costa Guedes, no dia 27 de abril de 1915, de uma doença grave, muito comum na época, a tuberculose. No Brasil muitos escritores do período romântico sofriam de tuberculose e faleceram em decorrência da doença. Esse grupo de poetas ficou conhecida como a "geração do mal-do-século, isto é, da tuberculose.
O pároco José João de Deus ministrou os últimos sacramentos a Anna Nonata, que foi sepultada no jazigo da família Guedes, no Cemitério Municipal de Caxambu. Seu obituário foi publicado nos jornais do Rio de Janeiro, Gazeta de Notícias, Jornal do Brasil e O País.
Foto:
Arquivo privado da Família Costa Guedes
Fonte:
Familia Search
Jornal Vale do Paraíba e Sul de Minas, 2000
Agradecimentos: 
A Izabela Jamal Guedes, bisneta de Ana Nonata Guedes pelo apoio e fornecimento das informações que deram origem a vários textos deste Blog.
Agradecimentos a Julio Jeha.


3 comentários:

  1. Que lindo Solange Ayres. Muito feliz em ter registrada a história de nossas familias em Caxambu.

    ResponderExcluir
  2. Olá, parabéns pelo blog! Sou descendente de Mariana Ribeiro de Carvalho (da foto acima, em meu poder), filha de José Ribeiro de Carvalho e Silva, e de seu esposo Custódio Olívio de Freitas Ferraz. Não há fotos de Mariana Ribeiro de Carvalho (a mãe, que morreu no parto. Convido-o a visitar este video do YouTube, com informações dessa minha ascendência: https://youtu.be/76uQMy40RZk

    ResponderExcluir
  3. Olá, parabéns pelo blog! Sou descendente de Mariana Ribeiro de Carvalho (da foto acima, em meu poder), filha de José Ribeiro de Carvalho e Silva, e de seu esposo Custódio Olívio de Freitas Ferraz. Não há fotos de Mariana Ribeiro de Carvalho (a mãe, que morreu no parto. Convido-a a visitar este video do YouTube, com informações dessa minha ascendência: https://youtu.be/76uQMy40RZk

    ResponderExcluir