Ah... vamos voltar no ano de 1798, quando João José de Lima e Silva nasceu sabe lá Deus onde, Pouso alto ou em outra parte da Capitania, que ainda não era Gerais, nem Minas. Sim, o tataravô, ou melhor o avô de 5° grau de Gael Silveira Hummel. Cinco gerações ou 218 anos separam Gael, que nasceu na cidade do Panama, na América Central, de João José de Lima e Silva, que era um senhor de escravos. Depois vieram os tataravós, José Fernandes Ayres , o Trancador e Maria Ribeiro de Lima, deles nasceu a trisavó de Gael, Maria José Ayres de Lima, Mariquinha, a casada com Ramiro Rodrigues Freitas. Acredito que nenhum deles souberam o que era uma escola. Ah, os tempos mais modernos temos a bisa, Geralda Rodrigues, e nos tempos moderníssimos a vó Graça Pereira Silveira, a professora. Quanta gente de valor. Em cinco gerações o mundo deu muitas voltas. As combinações genéticas e as possibilidades de viver...
Gael nasceu em outro século. Surpreendentemente antes de se sentar, aos dois meses de idade, já tem contato com o que revolucionou nossas vidas: o computador. Acompanhado do pai, Rodrigo Silveira, Gael esta de frente para a janela, a janela do futuro. Muitas reflexões e desafios serão feitas para essa geração, que terá que lidar com os antigos, novos problemas do mundo, principalmente a destruição das matas, o envenenamento dos rios, do ar, da comida. A herança do plástico, que esta por todo o planeta, boiando quilómetros mar adentro... E se ha 200 anos atras a preocupação dos nossos ancestrais era organizar a próxima Tropa em direção ao Rio de Janeiro com levas de rapadura, queijo curado, toucinho. Os desafios da modernidade serão mais complicados. Mas como é próprio das novas gerações, confiaremos que a luta para que o mundo seja melhor não cesse.
Educação é tudo. Se algum filho de seu avo de 5° grau frequentou uma escola, não sabemos. Só temos uma assinatura de seu filho João José de Lima, tio avô de Gael de 4° grau, nascido entre Pouso Alto e o Chapeo. Com sua caligrafia tremelicante, assinou.
Foto:
Gael Silveira Hummel, filho de Tatiana Hummel e Rodrigo Silveira.
Arquivo privado da família
Nenhum comentário:
Postar um comentário