quarta-feira, 11 de abril de 2018

Salvamento no último minuto / Do Parque das Águas para o Mundo / Para a Alemanha/ Natürliches Kohlensäurehaltiges Mineralwasser


Lá vem o Dil Sacramento tirando as coisas do baú. E que coisas! Os rótulos eram os usados nas garrafas que iam para exportação, depois de engarrafadas nos próprios fontanários. Rótulos e mais rótulos da melhor água do mundo. Imaginem que o rótulo ao alto esta em alemão! Assim escrito: "Natürliches Kohlensäurehaltiges Mineralwasser", isto é: Água mineral com gás natural. Isto significa que as nossas águas eram exportadas para a Alemanha! Mas que previlégio os alemães tiveram e beber estas preciosidades.  O detalhe: produção anual de seis milhões de garrafas! Em cada fonte engarrafada, levava seu rótulo personalizado, com especificações devidas de suas propriedades: Fonte Dom Pedro, Mayrink 1, 2 e 3, Fonte da Beleza, chamada de Intermitente, Fonte Duque de Saxe, sulfurosa, Fonte Dona Izabel, férrea-gasosa e Fonte Dona Leopoldina e Fonte Viotti.

Mas o mais estarrecedor aqui foi o resgate dos rótulos no último minuto da história. Dil Sacramento trabalhou,  na década de 1980, no Parque, como almoxarife, quando da implantação da Superágua, pela empresa Supergasbras. Os rótulos e a história já iam para o fogo, isso mesmo, para incineração, como "sobras desnecessárias" que estavam no almoxarifado, assim relata Dil, quando no último minuto, ele salvou esta maravilhosa coleção que vem retratar a diversidade real existente em nosso Parque. Oque foi queimado não podemos ter idéia, arquivos irremediavelmente perdidos. Isso mostra como a memória e história de nossas águas foram e são tratadas pelas empresas que as exploraram: "sobras desnecessárias", "penduricalhos" e outros adjetivos. Graças a Dil, um pedaço da história foi resgatado. 
Foto:
Arquivo privado de Antonio Sacramento, publicado no livro de Maria de Lourdes Lemos in Fonte Floriano Lemos, Volume 1 - O Parque das Águas de Caxambu, Rio de Janeiro, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário