domingo, 4 de fevereiro de 2024

O fantasma do comunismo rondava Baependi em... 1879?

 


Não podemos ter ideia do que se passava na cabeça do jornalista Amaro Nogueira, editor de O Baependiano, ao publicar a nota sobre "comunistas" em Baependi, no ano de... 1879. Sim, bem longe das ideias do velho Karl Marx e acontecimentos políticos da época, Amaro Nogueira associou o roubo na propriedade de João Almeida Pedroso, na Lavrinha, região de Baependi, ao comunismo. João  de Almeida Pedroso (1819-12 fev 1881), natural de Sorocaba, SP, tinha patente de tenente coronel e foi casado com Prudenciana Nogueira de Sá. Era um dos homens mais ricos da região, constando no Almanak Sul Mineiro de 1874 como comerciante e "capitalista".   Foi ativo na política da província, sendo eleito representante pelo partido Liberal.  Possuía um grande número de escravizados. 
 
A cerca foi roubada "no decurso de uma semana", quando levaram a madeira avaliada em 20 carros, isto é, a quantidade equivalente a ser transportada em vinte carros de boi. O prejuízo foi não somente a perda da cerca, mas sua ausência permitiu que o gado danificasse a lavoura, bem como a plantação de café.

Mas vamos lá para decifrar as coisas e palavras. Fui pedir ajuda à Wikipedia. Comunismo vem do latim comunis e é um sistema ideológico e um movimento político e filosófico, social e econômico, cujo objetivo é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias do igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na sua ausência de classes sociais, do dinheiro e do Estado. Ei! Aqui ninguém falou em roubo! Mas não, o jornalista  que lia as notícias vindas da Europa, dos conflitos da insurreição popular na França, em 1871, conhecida por Comuna de Paris, e as inquietudes provocadas pela Revolução Industrial na Inglaterra, apelou para o medo dos "comunistas", e parece que até hoje este bordão é usado.
 
Fonte:
O Baependiano, 1879.
Paula, Juliano Tiago Viana de. A manutenção da escravidão: desigualdades socioeconômicas, comparado e hierarquias sociais no Sul de Minas - Vila de Santa Maria do Baependi, 1830-1888, 2018.
Genealogia Paulistana Título Bicudos.
Familie Search
 
Agradecimentos:
A Julio Jeha, sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário