segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Uma manutenção no telhado/ Um maço de cigarro da marca Continental/ Nossas lembranças

E se não fosse um maço de cigarro vazio achado na manutenção de um telhado para nos arremeter na velocidade da luz a 70 anos atrás, na residência do Dr Paiva, médico da cidade de Caxambu. Reproduzi aqui o comentário de Roberto Paiva, filho do já falecido Dr. Paiva, numa publicação no blog sobre as corridas de carro na cidade na década de 1950. Aí veio a surpresa e aquela dorzinha das lembranças guardadas no coração. 

Solange, lembro bem de algumas destas corridas... principalmente a que Cassini foi campeão... Seu pai, sr José Ayres, grande pessoa, ótimo eletricista muito amigo meus pais. Ele que fez toda a instalação elétrica aqui de casa, em 1953. O senhor profissional... tão competente que colocou uma "antena" em toda parte interna do telhado. interna do telhado. Qualquer lugar (tomada) que colocasse o rádio funcionava sintonizando várias estações. E tem mais! Quando "apareceu" por aqui a TV, em qualquer cômodo da casa era só ligar a  na tomada que sintonizava os canais da época. A pouco tempo fui fazer manutenção no telhado tiraram. Disseram que tinha um "arame " em volta casa toda. Não sabiam o porquê (a ignorância) e removeram. Acharam também um maço de cigarros, vazio, que estava escrito: Lembrança de José Ayres, eletricista. Como eu não estava aqui, jogaram fora. Pois é! Abraços. Roberto

Roberto querido, fiquei comovida com estas suas lembranças. É uma arqueologia do afeto. Elas  me remeteram à minha infância, dos cidadãos que faziam a diferença na cidade, tanto por parte de meu pai, José Ayres, eletricista, como do seu pai, o conceituado Dr. Paiva. O sobrenome era sempre lembrado lá em casa. Fui aluna no primário da eterna "tia Guiomar" no Colégio Normal Santa Terezinha. Estávamos em segurança, cercados de gente que cuidavam uns dos outros, prestavam seus serviços à cidade com honradez e honestidade; cada um na sua profissão. Gratidão por tudo. 

Saudações d`este país Alemanha.
Solange Ayres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário