terça-feira, 10 de outubro de 2017

A observadora de pássaros / Meu canto, meu lado, meu ninho e muito amor


Hoje o blog da Família Ayres/Rodrigues/Silveira/ Pereira e cia reporta sobre uma família, não uma família comum, mas de pássaros: o lar doce lar das pombas Juritis. Dos ovos a eclosão, aos filhotes, a alegria de observar pássaros. A natureza sempre nos surpreende pela sua simplicidade. A vida se renova. Aqui um casal de pombas achou o seu lar ideal: o quintal da Graça, em São José dos CamposSão Paulo.

O seu nome científico é Leptotila vereauxi conhecida como Juriti, nome comum dado a diversas espécies de aves da família das pombas e rolas, e mede da cabeça até a cauda, 29 cm. Como vemos na foto, o seu peito é claro e possui alguns reflexos metálicos no pescoço e dorso. Alimenta-se de sementes, frutas e vegetais, mas não recusa uma apetitosa minhoca dando de bobeira no jardim. Seu principal predador na natureza são as cobras, mas claro que aqui a família não corre perigo, pois esta morando no quintal da Graça, que não perde de vista os empenados, ou quase empenados. O casal de Juritis ja tinha ocupado o andar superior na mangueira, mas este ano eles resolveram se mudar. Ela e o marido Vander revezam na vigilância para que nada aconteça, mesmo os inquilinos não estarem pagando aluguel do vaso de flores, pendurado na borda do telhado, um super apartamento de cobertura, com vista para o jardim cheio de plantas e flores.

Eu como também sou amante de pássaros e outros bichos não pude resistir em publicar no nosso blog o trabalho documentado, afinal a natureza precisa de nossa ajuda. Muitos dessas belezuras estão a ponto de serem extintas, e somente com a ajuda nossa podem voltar a povoar as nossas matas.  Aqui na Alemanha é absolutamente chic ter visitantes como estes e quase todo quintal oferece  a possibilidade dos pássaros fazerem ninhos perto das casas. Talvez com exemplos como estes, poderemos  expandir a cultura de oferecer um lar para os pássaros e te-los perto de nós, sem coloca-los em gaiolas. 

""No meu canto meu lado" tem um de tudo... manga, maracujá, pitanga, manacá de cheiro, pé de chuchu, pé de limão-cravo, Dama da noite, minhoca, lagarta, borboleta, beija-flores, formiga, passarinhos, banco, Vander e eu, filhos e netos, amigos... e muito amor!"

Fotos:
Graça Pereira Silveira
Vigilancia diurna e noturna: Vander Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário