sábado, 14 de outubro de 2017

Aqui pelos lados de onde eu moro /Alemanha


Quero aquí publicar o porque este país, Alemanha faz a diferença. O Burgo Au tem sua história. Ele fica situado em Niederau, na periferia da cidade de Düren, e pertenceu no ano de 1234 ao Cavaleiro Amilius von Auwe/ de Owe, daí o nome "Au", ou Burgau. O romântico burgo de água como é chamado, por ser cercado de um fosso com água, para impedir invasões nos tempos medievais, foi quase todo destruído na Segunda Guerra mundial, em 1944.

Bem, custou mas, em 1975, por iniciativa dos cidadãos, que fizeram festa, rifa, juntaram e tiraram dinheiro do bolso, conseguiram reconstruir este belo burgo. Mas vocês pensam que eles mandaram fazer? Que nada! Quem tinha alguma habilidade de pedreiro, rebocador de parede ou pintura se inscreveu para ajudar, e nas horas vagas reconstruíram esta belezura. Os aposentados, voluntários, homens e mulheres, gente de toda classe, rico e pobre pegaram na pá, enxada, colocaram pedra sobre pedra, rebocaram e pintaram.

Esta aí o patrimônio reconstruído e hoje é um lugar requisitadíssimo para realização de festas, casamentos e outros eventos. Ele é cercado por um belo parque e dá gosto de fazer nossas caminhadas lá. O mais importante desta história é que os próprios cidadãos tiveram a iniciativa e colocararam literalmente a mão na massa. Não esperaram por ninguém. Um exemplo a ser seguido por todos em todos os lugares do planeta.
Fotos:
Solange Ayres

Nenhum comentário:

Postar um comentário