sexta-feira, 18 de agosto de 2017

As fontes da juventude / por Guilherme Butler



"Voltei da minha excursão  radiante e assombrado. Radiante, porque fiz uma descoberta que, Deus permitindo, poderá tornar-se menos pesadas as agruras da minha velhice, quiçá, acrescentar alguns anos à minha vida. Voltei assombrado pelas indivisíveis belezas que a rica natureza brasileira nos prodigaliza, naquelas plagas e pelas grandiosas obras que as mãos humanas ali realizaram." 

Guilherme Butler (1880-1962) nasceu na Letônia, hoje membro da Comunidade Européia, chegando ao Brasil, em 1900. Estudou na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos e voltou ao Brasil para ser pastor e líder comunitário da Colônia Batista, no Paraná. Trabalhou como professor de língua alemã e inglesa, no Ginásio Paranaense, e fez diversas excursões pelo Brasil, visitando entre outras lugares, em 1942, as estancias hidrominerais de São LourençoCambuquiraPoços de CaldasLindóiaItapira, na serra da Mantiqueira e... Caxambu. Seus relatos foram publicados nos jornal O Dia, do Paraná sob o título: Uma visita às regiões das fontes de águas milagrosas.

Com exceção dos três dias de carnaval, havia depois muita melancolia, escrevia Butler. E faz uma citação: "Numa terra radiosa vive um povo triste". Aqui refere-se ele à vida real, às doenças que assolavam o Brasil na época, como doenças do fígado e que poderiam ser curadas pelas águas. Dois dias foram suficientes para Butler sair encantado da cidade.

Caxambu, o Éden para encantar a alma e reconfortar o corpo

Professor Butler não economizou nos seus elogios à cidade:

"O forasteiro que pela primeira vez visita esta cidade não deixa de receber impressão muito lisonjeira. De facto Caxambu é uma cidade moderna, bem delineada, com ruas largas e bem calçadas, e lindas praças. O serviço de luz é ótimo. A instrução pública esta bem adiantada, possuindo a cidade um ginásio municipal, uma escola normal, um colégio evangélico, um patronato, um belo grupo escolar e várias outras escolas públicas, tanto municipais como estaduais. A vida associativa é representada pelo Clube Caxambuense, com valioso patrimônio. Ha na cidade uma Casa de Caridade, três associações de classes, três beneficentes, várias esportivas, três igrejas, um banco e uma caixa econômica. 
(...) O parque das águas é sumamente pitoresco. Há no mesmo reunidas comodidade, conforto, beleza e encanto. Além dos campos para todos os esportes e aparelhos de ginástica, encontra-se no parque uma grande piscina cheia de água mineral e um suntuoso balneário.
(...) A cidade esta à altitude de 900 metros acima do nível do mar e seu clima é ameno e seco. Em suma, Caxambu é uma bela cidade. Localizada no interior, possui ela os recursos e confortos das grandes cidades, mas sem o tumultuar e a inquietação das mesmas."

E continua:

"Escrevo as linhas que seguem a-fim-de chamar a atenção dos meus amigos e alunos  para o fato de que Deus pôs, nesta sentida terra, à nossa disposição meios para não somente desopilar o nosso fígado, como também para rejuvenescer e retemperar os nossos órgãos, pois as estancias hidrominerais que tive a dita de conhecer este são verdadeiras fontes de juventude eterna. 

(...) Os dois dias que tive a dita de parmanecer neste Eden, passaram como um sonho oriental. Caxambu, na verdade, é um lugar ideal para repousar o espírito, encantar a alma e reconfortar o corpo."

E para que o Professor Guilherme Butler continue a ter razão, é preciso que o povo saiba preservar sua cidade, sua arquitetura, suas fontes. Caxambu, o maior complexo hidromineral do planeta. Que as águas de Caxambu continuem ser a Fonte da Juventude para todos e por muitas gerações.
Foto:
Philosletera / Sidónio Muralha/ web
Fonte:
Colonia Leta do Rio Novo - Blog
Gazeta do Povo: A adorável filha de mister Butler
Jornal O Dia, Curitiba, 1949 - Uma visita às regiões das fontes de águas milagrosas - Por Guilherme Butler.
Agradecimentos:
O Blog da Família Ayres agradece a Dra Helen Butler, pela autorização da publicação da foto do Prof Guilherme Butler, na pessoa de Ana Cristina do Instituto de Filosofia e Fundação Sidónio Muralha Instituto de Filosofia, Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário