sábado, 21 de janeiro de 2017

A casmurra Samaria, a loura de olhos azuis e sua patroa mulata

Senhora Maria, Samaria assim a chamávamos. Desde que me entendi por gente Samaria já existia trabalhando como serviçal de  minha avó, Gervásia Maria da Conceição/Ayres. Era um ser quase inexistente. Quase. Falava pouco e resmungava de vez enquando. Só se alterava quando as crianças, às 4 horas da tarde, iam espreita-la na porta do seu quarto para “ver a Samaria tomar banho de bacia”, embora a casa tivesse chuveiro com água quente. Ela dormia num quartinho ao lado da casa, sem banheiro e tinha um único baú de couro, onde guardava seus poucos pertences.

Tinha pés grandes sempre calçados  de alpargatas  que nunca esqueci (vide anuncio), cabelos, acredito, outrora louros, trançados  e unidos no alto da cabeça, e uns grandes olhos azuis. Costumava "pitar" cigarro de  fumo de rolo, que cortava fininho e secava no fogão a lenha, enrolado em palha de milho, assim como a minha avó.

Samaria não era casada, não tinha filhos, nem parentes. Ela também esta nas lembranças de Janice Drumond, a vizinha de frente, que na sua infância também frequentava o quintal mágico de vó Gervásia e a conheceu.

Fiquei sabendo em conversas com o meu tio Samuel Ayres que ela foi abandonada pelos parentes na Santa Casa de Caxambu. Então o meu tio Silvio a levou para trabalhar na casa vó Gervásia. Aos domingos à tarde ela saía para o seu costumeiro passeio nos arredores e trazia uma espécie de grama, que crescia no alto do morro do Bairro Santa Rita, que amarrada, formava uma vassourinha e que servia para varrer as cinzas do  fogão à lenha.

Então Sá Maria ficou velha, muito velha. Como não havia outro modo de cuidar ela, meu tio Silvio Ayres de Lima arrasou para que ela tivesse um lugar no Asilo da cidade. Não posso esquecer o quanto seus olhos brilharam ao me ver, quando fui lhe fazer uma visita. Assim um dia recebi a notícia que a Samaria partiu.

Em tempos de Brasil pós escravidão até aquela data, é difícil ainda de acreditar, mas Samaria foi a única empregada branca de olhos azuis que conheci na vida que serviu uma mulata, a minha avó, a vó Gervásia.

Um comentário: