quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Correios e Telégrafos / A arquitetura como identidade cultural e histórica de Caxambu


Mas mais sentimental para o fotografo não poderia ser. A foto foi enviada por Dil Sacramento na ação do nosso Blog: "Envie uma foto de um prédio ou casa antiga da cidade, e nos ajude contar sua história". A arquitetura como a identidade cultural e histórica de uma cidade.

Foi mais ou menos entre as duas Guerras Mundiais, o final da década de 1930, e início da década de 1940, que o prédio dos Correios e Telégrafos foi construído. Na época, já existia o prédio vizinho, o Hotel Glória-Velho, de propriedade de Domingos Mello conhecido como  Mingote quem precisou ir várias vezes à Belo Horizonte negociar a compra da outra parte do terreno, onde hoje é o Hotel Glória-Novo.

O prédio ficou "espremido" entre os dois Glórias, e mesmo em diferentes estilos arquitetônicos, eles se harmonizam, que tem também no mesmo quarteirão o antigo Cassino. E repetimos: o prédio é histórico, embora seja de aparência "moderna". Só de estar lá em cima o letreiro "Correios e Telégrafos" já vamos ser alertados pela sua idade, pois quem iria se lembrar o que foi um... telégrafo?

O menino Dil nasceu naquele quarto à esquerda, no ano de  1956, - Ih, dissemos a sua idade -  e passou grande parte da infância brincando nas ruas do centro da cidade. Seu pai, Paulo Juvêncio Sacramento, foi funcionário dos Correios, assim a família teve a permissão de morar no prédio por 19 anos, até ele se aposentar. A mãe de Dil, Maria José do Sacramento deu a luz naquela casa. Dil  então nasceu e cresceu não somente num prédio hoje histórico para a cidade, como também de frente para o paradisíaco Parque das Águas. Que mais uma criança iria querer?
Foto:
Dil Sacramento
Agradecimentos: 
A Dil Sacramento quem enviou não somente esta, mas outras fotos para que a gente pudesse recuperar a história arquitetônica de nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário