quarta-feira, 5 de julho de 2017

Marina Silveira Ferraz/ Um livro ainda para ser escrito


Chegou! A mais nova integrante da Família Ayres/Freitas/Silveira/Pereira: Marina Silveira Ferraz, nascida no dia 21 de abril de 2017, na cidade de São José dos Campos, São Paulo, filha de Thiago Pereira Silveira e Paula Pião Ferraz. Os avós por parte de mãe, Evandro de Carvalho Ferraz e Cleyde Pião Ferraz e os bisavós Aparecida Ferraz e Heitor Ferraz.

Mas todos aqueles que veem ao mundo, dizem, são como folhas em branco, e ao crescer, irão escrever sua própria história,. preencher as linhas. Sim, mas o que dizer dos seus ancestrais? Pois temos obrigação de contar quem foram, e fazer reverencia a esses que vieram antes de nós e que nos deram a vida.

Como vocês já viram aí, os sobrenomes vão aumentando, à medida que a família cresce. Organizamos pela linha patrilinear os avós, bisas e tataravós. Vamos lá:

Marina Silveira Ferraz é neta de 5a geração de João José de Lima e Silva (1798-1875), um senhor de escravos, procedente da cidade de  Pouso Alto, Minas Gerais, que se mudou para a região de Baependi, por volta dos anos de 1850,  e Joana Thereza Ribeiro (1807-1860).

Neta de 4a geração de Maria Ribeiro de Souza Lima (1841-1903) e José Fernandes Ayres, o Trançador-pai (1835-1897), que emprestou o seu sobrenome ao Bairro Trançador, da cidade de Caxambu

Neta de 3a geração de e Maria José Ayres de Lima/Rodrigues Freitas, a Mariquinha (1881-1946), que exercia a profissão de parteira, na cidade de Caxambu (foto abaixo, à esquerda) e Ramiro Rodrigues Freitas (?-?), natural de Portugal, que foi jardineiro do Parque das Águas, no início do s anos de 1920.  Com o casamento, vó Mariquinha perdeu o Ayres e adotou o sobrenome do marido "Rodrigues Freitas", originando aquí o ramo dos Rodrigues Freitas.

Neta de 2a geração de Geralda Rodrigues /Freitas/Pereira e José Eugenio Pereira (foto ao alto, à direita). 

Neta de Maria das Graças Pereira/Silveira Vanderley de Moura Silveira.

Agora vocês entenderam como tudo esta ligado? 
Fotos:
Arquivo privado da Família Ayres/Freitas/ Pereira/Silveira, etc.

Um comentário: